terça-feira, 17 de novembro de 2009

Poder Índigo Evolução Cristal



Autor(es) : Tereza Guerra
Categoria(s) : Educação Psicologia
Descrição: Depois do sucesso de vendas de Crianças Índigo - Uma Geração de Ponte com Outras Dimensões... no Planeta Índigo da Nova Era (Madras, 2006), Tereza Guerra, a maior especialista portuguesa em Educação dos tempos modernos, debruça-se sobre a autoconsciência índigo para jovens e adultos. Inteligentes, sensíveis, criativos e com tendência para questionar a ordem estabelecida, a vitalidade dos índigos é, muitas vezes, confundida com hiperatividade ou simples rebeldia. Mas a sua existência tem um propósito que devemos conhecer e aceitar, ajudando-os a desenvolver as suas inúmeras capacidades. Acreditar em suas aptidões e respeitar a sua evolução favorece a integração dos índigos em um ambiente mais favorável ao seu enorme potencial, prevenindo, assim, situações de risco como o estresse, a apatia e a depressão.
Poder Índigo e Evolução Cristal é uma obra de sucesso garantido entre todos os interessados em compreender as características que fazem desses indivíduos da Nova Era seres muito especiais. Esta é uma ferramenta primordial para pais, educadores e psicólogos da atualidade.
Release:Tereza Guerra é licenciada em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa. Fez pós-graduação em Filosofia e Educação e mestrado em Ciências da Educação, área na qual atua há mais de 25 anos. Atualmente, desenvolve sua tese de doutorado justamente a respeito da educa-ção de crianças índigo. A autora afirma que, "na sociedade atual, a adaptação à escola tem implicações profundas no futuro do indivíduo. A criança e o jovem cada vez mais revelam rebeldia face ao institucionalizado, ao determinado, à autoridade. Nesse contexto, as crianças índigo são rotuladas, frequentemente, como rebeldes e, por vezes, são diagnosticadas com déficit de atenção, hiperatividade e outros distúrbios comportamentais que em nada as ajuda no seu crescimento". Com sua experiência como educadora e por ter ela mesma sofrido com as normas estabelecidas nos colégios onde estudou, Tereza criou, com Alain Aubry, a Fundação Casa Índigo, em Portugal, destinada ao estudo, esclare-cimento e desenvolvimento de atividades com crianças índigo, crianças cristal, jovens índigo, jovens cristal e outros. O projeto foi organizado com a colaboração de profissionais da educação, terapeutas, psicó-logos, médicos e pedagogos especializados que se disponibilizam no desenvolvimento de atividades de apoio e orientação - inclusive para pais, professores e educadores - sobre a temática "Crianças Índigo e Crianças Cristal". Essa metodologia se aproxima da teoria defendida pelo filósofo John Dewey. Para ele, a educação tem como finalidade propiciar à criança condições para que resolva seus problemas por si mesma, e não as tradicionais ideias de formação de acordo com modelos preesta-belecidos.